Pedopsiquiatria

A Psiquiatria da Infância e Adolescência , ou Pedopsiquiatria, é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e intervenção de perturbações emocionais e comportamentais de crianças e adolescentes tendo como principal objectivo a promoção de um desenvolvimento psicoafectivo adequado.

O trabalho muiltidisciplinar, incluindo a articulação com outras especialidades médicas, técnicos de saúde mental e estruturas da comunidade, bem como a colaboração próxima com a família e outros cuidadores são essenciais para a avaliação e intervenção. O projeto terapêutico individualizado é definido após uma avaliação global e compreensiva da criança e pode incluir consultas individuais e familiares, consultas psicoterapêuticas e psicofarmacologia.

 

 

Rita Mafalda Teixeira, Pedopsiquiatra

Curriculum Vitae

 

Nasceu em Coimbra em 1985.

Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa em 2009, com classificação final de 16 valores.

Finalizou o internato do ano comum, no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental em 2010.

Iniciou o internato de especialidade de Psiquiatria da Infância e da Adolescência no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental -  Hospital de São Francisco Xavier em Janeiro de 2011.

Faz parte das equipas do serviço de urgência de pedopsiquiatria do Hospital Dona Estefânia, mantendo actividade de consulta externa e ligação a outros serviços no Hospital de S. Francisco Xavier.

Membro da ANIPIA (Associação Nacional de Internos de Psiquiatria da Infância e Adolescência), na qual é Vice-presidente do Conselho Fiscal, e da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.

Concluiu pós-graduações em Psicopatologia da Infância e Adolescência, Violência em Crianças e Intervenção cognitivo-comportamental. Formação em intervenção segundo o modelo DIR -Floortime em crianças com Perturbações do desenvolvimento. Frequenta formação em Intervenção Sistémica e Familiar.

Autora e co-autora de diversos pósteres e comunicações orais apresentados em reuniões médicas. Autora de capítulos relativos ao Mau trato infantil e Perturbações de adaptação publicados em livros da especialidade